O que todo escritor precisa saber: o que é o ISBN

O que é ISBN?

Você já deve ter visto ou reparado que todo livro tem um número que o identifica, e você já deve ter ouvido falar muitas e muitas vezes em ISBN, mas você sabe o que é isso?
O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização. 
Criado em 1967 por editores ingleses, o ISBN passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até ser oficializado, em 1972, como norma internacional pela International Organization for Standartization.
O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é a Fundação Biblioteca Nacional.
A ideia do sistema é identificar um livro e sua edição. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. 

Como fazer para obter um ISBN para sua obra?

É possível fazer o registro pelo site da Agência Brasileira do ISBN. Para isso, você precisará se cadastrar como editor e seguir as normas.
Depois que fizer seu cadastro como editor é só cadastrar suas obras para obter o ISBN. No site você encontra todas as informações e documentos necessários, inclusive os custos.
Clique no link abaixo e obtenha todas as informações e orientações para cadastro do editor: pessoa física e pessoa jurídica.