ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA - ALB













ALITA NA ABERTURA DO ANO ACADÊMICO NA ALB


      No mês de março celebra-se o aniversário de Castro Alves, expoente maior da poesia brasileira, e abrem-se  as portas das Academias de Letras em todo o país, iniciando-se as atividades de um novo ano acadêmico. No dia 7 de março foi a vez da Academia de Letras da Bahia retomar os seus trabalhos, na data de seu aniversário, ao completar 96 anos de existência, tendo sido fundada por iniciativa do engenheiro e professor Arlindo Fragoso, em 1917, com o lema "Servir à Pátria honrando as Letras".


      Na solenidade, dirigida pelo presidente da Casa,  Dr. Aramis Ribeiro Costa, estiveram representadas instituições políticas e corporativas, como a Secretaria da Cultura e o Consulado de Portugal, com destaque para a Academia de Letras de Itabuna - ALITA, representada pela Dra. Sônia Maron, sua vice-presidente e a Academia de Letras de Ilhéus - ALI, representada pelo Prof. Soane Nazaré, seu membro efetivo. Especialmente convidados para o evento, ambos fizeram as vezes, respectivamente, dos acadêmicos Dr. Marcos Bandeira, presidente da ALITA e do Prof. Josevandro Nascimento, presidente eleito da ALI, empossado em 14 de março último.
      Ao abrir mais um ano acadêmico, o Presidente  Aramis Ribeiro Costa apresentou o Relatório de sua gestão, no biênio  2011-2012, e tomou posse, como presidente re-eleito, com sua nova diretoria, para o biênio 2013-2014. Assim, a ALB  abriu mais uma jornada anual de cursos, encontros, colóquios, palestras, conferências, concurso literário, publicações e lançamentos de livros, conforme realiza todos os anos, em parceria com empresas, entidades culturais e universidades baianas. A principal novidade de 2013 será a realização do "Colóquio Internacional de Cultura - Por uma literatura ecológica", em parceria com a Associação Internacional da Crítica Literária (da França)  a Universidade Estadual de Feira de Santana, sob a coordenação executiva do escritor e professor Aleilton Fonseca.
      As Academias de Letras são co-irmãs e, como tal, começam a buscar uma maior aproximação, visando criar laços de parceria e cooperação, a fim de melhor cumprirem seus objetivos de manter viva e atuante a literatura, dando maior visibilidade às obras e aos autores do nosso estado. As presenças de Sônia Maron e Soane Nazaré na ALB reforçam essa busca, lembrando que, além de possuírem objetivos semelhantes, essas academias também cultivam e compartilham autores que são membros ou patronos de uma e de outra, como os consagrados Castro Alves, Jorge Amado e Adonias Filho, e os contemporâneos Hélio Pólvora, Aleilton Fonseca, Florisvaldo Mattos e Cyro de Mattos. O destino das academias é caminharem juntas, trabalhando pela divulgação da memória cultural e pelo desenvolvimento de nossas Letras.

 

Sônia Maron, Aleilton Fonseca e Soane Nazaré

  
Claire Varin, escritora canadense, romancista e ensaísta, doutora pela Universidade de Montreal sobre a obra de Clarice Lispector; Sônia Maron e Aleilton Fonseca
 


Claire Varin, Rosana, Sônia Maron, Aleilton Fonseca e Gláucia Lemos