Livro de Cyro de Mattos Participa de Exposição


Livro de Cyro de Mattos Participa de Exposição sobre Copa do Mundo do Instituto Federal de São Paulo

Para aproximar seus usuários sobre as histórias das cinco vitórias do Brasil na Copa do Mundo e divulgar o acervo de livros sobre futebol, a Biblioteca Comunitária “Wolgran Junqueira Ferreira”, do Campus São João da Boa Vista, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), preparou duas exposições, intituladas “ Histórias Curtinhas de Todas as Copa do Mundo que o Brasil Foi Campeão” e “Craques das Palavras”.

A antologia “Contos Brasileiros de Futebol”, com prefácio, notas e organização do baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos, publicada pela Editora LGE, de Brasília, está participando da exposição “Craques das Palavras”.  O livro foi selecionado pelo Ministério da  Educação (MEC) em 2009 para  o Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Na oportunidade, com a seleção do MEC, entre centenas de livros enviados por editoras brasileiras, a antologia teve  uma edição de 20 mil exemplares, que foram distribuídos  nas escolas brasileiras.

A primeira exposição do IFSP é composta por cinco camisetas e por curiosidades que relembram os acontecimentos ocorridos nos anos em que o país do futebol foi campeão da Copa. Na segunda exposição, “Craques das Palavras”, as bibliotecárias Maria Carolina Gonçalves e Thais Mariano Cunha divulgam aos usuários oito obras literárias que tratam sobre o universo do futebol em suas histórias.

Entre romances, contos e memórias, estão como destaque os livros “Futebol ao sol e à sombra” de  Eduardo Galeano, “Sabor de vitória”, de Fernando Vaz,  “O segundo tempo”, de Michel Laub, e “Contos Brasileiros de Futebol”, de  Cyro de Mattos. Além desses livros, a exposição conta, ainda, com  “Histórias de futebol” coletânea organizada por Maria Viana e Adilson Miguel.  Outros destaques da exposição são também os livros   “Dia de são nunca à tarde”, de Roberto Drummond, “Mãos de cavalo”, de Daniel Galera, e “Contos plausíveis”, de Carlos Drummond de Andrade, no qual figura o conto “O torcedor”.  Já a antologia “Contos brasileiros de futebol” reúne  grandes craques de nossas letras que escreveram sobre essa forte paixão do homem brasileiro, o futebol. E, entre eles, estão Hélio Pólvora, Deonísio  Silva, Caio Porfírio Carneiro, Edilberto Coutinho, Salim Miguel, Hélio Pólvora, Adyr Schlee, Sérgio Sant’Ana, Renard Perez e Duílio Gomes.

Os livros selecionados para a exposição que tem como tema a Copa do Mundo estarão em exposição até o final da Copa do Mundo no Brasil.  Os visitantes que forem à Biblioteca também poderão conferir a decoração especial preparada para torcer pelo Brasil.

Para as bibliotecárias Maria Carolina e Thais, a “iniciativa da exposição é informar aos visitantes sobre os momentos marcantes das copas dos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, bem como incentivar a leitura de livros cujo pano de fundo narrativo é o esporte mais querido de nosso país”.

Além dessa exposição realizada pelo IFSP, a antologia “Contos brasileiros de futebol” integra o acervo do Museu de Futebol Manoel Garrincha, do Estádio Maracanã, que mantém uma exposição permanente sobre a história do  nosso esporte mais popular. Outro livro de Cyro de Mattos que figura na exposição permanente do Museu de Futebol Manoel Garrincha é “O dia em que vi Garrincha jogar”, contos, Prêmio Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores/Rio.