ACADEMIA DE LETRAS DE ITABUNA - ALITA, DÁ POSSE A MAIS TRÊS NOVOS ACADÊMICOS


ACADEMIA DE LETRAS DE ITABUNA - ALITA, DÁ POSSE A MAIS TRÊS NOVOS ACADÊMICOS: ALEILTON FONSECA, JORGE LUIZ BATISTA DOS SANTOS E SILMARA SANTOS OLIVEIRA




 


       

A solenidade de posse dos novos acadêmicos realizou-se na noite de terça-feira, às 19h de 27 de novembro, na sede da Loja Maçônica Acácia do Sul, em Itajuípe, sendo presidida por Marcos Antônio Santos Bandeira, presidente da ALITA, em parceria com o Memorial Adonias Filho, representado por sua diretora Silmara Santos Oliveira, com a presença de autoridades e convidados.
  
Fundada em 19 de abril de 2011 e instalada na noite de 05 de novembro do mesmo ano, a Academia de Letras de Itabuna - ALITA,  tem como patrono o grande escritor grapiúna Adonias Filho, nascido em Pirangi, atual Itajuípe, no dia 27 de novembro de 1915.
Criada por iniciativa de um grupo de homens e mulheres de notável competência literária regional, a ALITA tem como modelo a Academia Francesa de Letras, e deu posse inicialmente a vinte e quatro membros fundadores e efetivos mais dois correspondentes na mesma data de sua instalação. Posteriormente, ao completar um ano de fundada, deu posse a mais um acadêmico (João Otávio de Oliveira Macedo), vindo a acrescentar mais três nesta terça-feira, 27 de novembro de 2012,  dia em que seu patrono faria aniversário e em sua terra natal, reunindo aos seus membros personalidades envolvidas não apenas com a arte literária mas com outros segmentos da cultura.




Coube à acadêmica e diretora de Comunicações da ALITA, Sione Porto, a chamada das autoridades para composição da mesa. Em seguida, a mesma passou a palavra ao presidente da instituição, Marcos Antônio Santos Bandeira, que deu início à solenidade. Após palavras emocionadas, ao lembrar de seu irmão, desportista, muito querido naquela cidade e que faleceu naquela mesma data em acidente de carro, o presidente falou sobre a origem da ALITA e a sua importância na cultura regional.
Os acadêmicos empossados, Aleilton Fonseca, Jorge Luiz Batista dos Santos e Silmara Santos Oliveira, após o juramento em conjunto com o presidente da ALITA, assinaram o livro de posse e tiveram oportunidade de discorrer sobre o patrono de sua cadeira (Castro Alves, Fernando Leite Mendes e Sosígenes Costa, respectivamente), sendo que a acadêmica Silmara Santos Oliveira acrescentou  à sua comunicação uma homenagem especial a Adonias Filho, que dá nome ao memorial por ela administrado, também patrono da Academia de Letras de Itabuna, agradecendo aos membros que para ali se deslocaram a fim de melhor caracterizar a posse. Coube ao acadêmico Antônio Lopes fazer a saudação aos novos acadêmicos, cujo discurso está publicado no HISTÓRICO - Instalação e na PÁGINA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS. Os dos novos acadêmicos serão publicados proximamente nos referidos espaços do site.