MOÇÃO DE PESAR




MOÇÃO DE PESAR
                                                                                                 
A Academia de Letras de Itabuna, lamenta profundamente a perda irreparável do escritor,  advogado e  ex-funcionário do Banco do Brasil, José Vicente Pires, ocorrido no dia 26 de fevereiro do corrente ano, na cidade de Itabuna.
José Vicente Pires era cronista nato, com várias crônicas publicadas em diversos jornais da região e autor do livro de contos denominado “ o Caboclo da Jussara”, publicado no início dos anos 80,  além de ter sido o editor e proprietário do jornal “ Marauense”. Foi autor da Carta Histórica de Itajuípe, publicada em janeiro de 1973 e do livro denominado “Memória Histórica de Itajuípe”, sendo possivelmente a primeira manifestação histórica daquela cidade, após sua emancipação do jugo ilheense. Foi o autor do Hino de Itajuípe, que se encontra em fase de aprovação na Câmara Municipal de Itajuípe e do Hino de Itabuna, classificado em segundo lugar.
José Vicente Pires residia na cidade de Ilhéus e era separado judicialmente, deixando 7 filhos, 14 netos e 2 bisnetos. O “de cujus” era sogro do acadêmico presidente da Academia de Letras de Itabuna, Marcos Bandeira. A moção de pesar, após ser submetida à apreciação dos membros da academia, foi aprovada por unanimidade por todos os presentes.

Itabuna, 22 de março de 2013