23 DE ABRIL: Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais // UESC DISPONIBILIZA LIVROS DIGITAIS // ALEILTON FONSECA EM ASCENSÃO INTERNACIONAL // CYRO DE MATTOS NA FEIRA DO LIVRO EM ITAPÉ





 



     A data de hoje foi escolhida pela UNESCO por representar o aniversário de morte de dois destaques da literatura universal: Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
     Há muitos eventos literários espalhados pelo mundo e é um bom dia para comprar livros, já que a maioria das livrarias faz descontos.
     Na Catalunha a tradição é presentear livros e rosas.
    Em Madri há a leitura ininterrupta do livro mais famoso da língua espanhola, “Dom Quixote”, de Cervantes.
     Este ano, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, foi designada "a Capital Mundial do Livro". O título é um reconhecimento ao programa desenvolvido na região para promoção da leitura entre os jovens e as camadas menos favorecidas da população,
     Em mensagem especial pela data, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, destacou a importância da celebração, uma vez que promove a reflexão coletiva sobre as formas de melhor disseminar a cultura da palavra escrita, permitindo que todos os homens tenham acesso a ela.


A FASCINANTE HISTÓRIA DO LIVRO

     O livro tem aproximadamente seis mil anos de história. O homem utilizou os mais diferentes tipos de material para registrar sua passagem pelo planeta e difundir seus conhecimentos e experiências.
     Os sumérios guardavam suas informações em tijolos de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e astecas, antes do descobrimento das Américas, escreviam seus  livros em um material macio existente entre a casca das árvores e a madeira. Os romanos os escreviam em tábuas de madeira cobertas com cera.



 rosa_livro
Um feliz dia, com muitas leituras!







UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
DISPONIBILIZA LIVROS DIGITAIS





http://www.uesc.br/editora/index.php?item=conteudo_livros_digitais.php




 
ALEILTON FONSECA -  ASCENSÃO INTERNACIONAL
Revista MUITO - Coluna: Muitíssimo
21/04/2013









ITAPÉ - Bahia: 1ª FEIRA DO LIVRO

 

          Ontem, 21 de abril de 2013 foi dia de festa literária na bela cidade de Itapé.
          Realizou-se  a PRIMEIRA FEIRA DO LIVRO que durante todo o dia manteve em atividade escolas, artistas, escritores numa interação maravilhosa com o povo da cidade e os muitos visitantes que lotaram a praça da Igreja Bom Jesus. Com abertura às 9 horas aconteceu apresentação de Show musical, Balllet clássico, grupos de dança, música popular brasileira, poesia, leitura, etc. Ao adquirir um livro, você recebia um cartão bônus que lhe dava direito a outro livro à sua escolha.
          Notável a presença do escritor/poeta Grapiúna Cyro de Mattos membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e da Academia de Letras de Itabuna (ALITA) em sessão de autógrafos e lançamento do seu livro de crônicas “Alma mais que tudo”. Acompanhava Cyro de Mattos sua esposa e musa Mariza.
          Também presentes o escritor gaúcho Kalunga e Ulisses Tavares, escritor paulista. Os dois  posaram para fotos, autografaram e esbanjaram simpatia e alegria todo o tempo.
          O poeta itabunense Oscar Benício dos Santos e sua irmã, a poetisa Jasmínea Benício dos Santos, membro da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) também visitaram a 1ª Feira do Livro.
         Um dia diferente e muito gratificante para a população de Itapé. E serve de exemplo para as demais cidades do sul da Bahia, ao mostrar que é possível numa região marcada pela violência principalmente contra os jovens dar um primeiro passo para uma mudança profunda, ao colocar em prática o imperativo do poeta baiano Castro Alves, no poema O livro e a América: “Oh! bendito o que semeia livros, livros à mão cheia e manda o povo pensar...”

         
Fonte: ITABUNA CENTENÁRIA – RSIC que esteve presente, participou e fotografou.



CYRO DE MATTOS NO EVENTO