Observatório Social




A Associação Comercial de Itabuna, integrando a comissão de implantação do Observatório Social de Itabuna, reuniu todas as instituições da sociedade organizada  em sua sede, no dia 7 do corrente mês de julho, para a palestra da Profª Iara  Dórea, Diretora de Tecnologia do Observatório Nacional, com sede em Curitiba, Conselheira do Conselho Nacional de Contabilidade e Ouvidora Geraldo mesmo órgão, professora da UNIME-Salvador. 


A reunião teve como objetivo conduzir Itabuna a integrar um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, reunindo o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil,  a fim de contribuírem para a melhoria e transparência da gestão pública.


Cada observatório social é integrado por cidadãos brasileiros que transformam o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade da aplicação dos recursos públicos. Atenderam ao convite empresários, representantes de clubes de serviços, OAB, professores, estudantes, funcionários públicos, associações diversas, academias de letras, dispostos ao trabalho voluntário em prol da justiça social.

O Observatório Social  atua como pessoa jurídica de direito privado, em forma de associação, organizado em rede e coordenado pelo Observatório Nacional, com sede em Curitiba. Existentes e funcionando com êxito em 15 Estados brasileiros, estão presentes  em mais de 80 cidades, criando uma nova cultura, qual seja a participação do cidadão na ação preventiva e controle social dos gastos públicos. Para a consecução do ambicioso projeto vem contando, em todos os Estados, com o apoio do Ministério Público. Com o propósito de fundamentar o alicerce institucional a partir da mais ampla diversidade representativa da sociedade civil organizada tem como norma, em sua "carta de identidade",o estímulo ao trabalho voluntário voltado para o controle social e fiscal, como exercício da cidadania.