LIVRO DE CYRO DE MATTOS QUE CELEBRA SEU AMOR PELA MULHER MARIZA, GANHA EDIÇÃO EM PORTUGAL



 

 





LIVRO DE CYRO DE MATTOS QUE CELEBRA SEU AMOR PELA MULHER MARIZA GANHA EDIÇÃO EM PORTUGAL




O livro “Vinte e Um Poemas de Amor”, com ilustrações da artista plástica baiana Edsoleda Santos,  acaba de ser publicado pela Terra Ocre Edições, de Coimbra, Portugal, e será lançado  na Câmara Municipal de Coimbra, no dia 30 de setembro. “Vinte e um poemas de amor” foi publicado no Brasil pela Dobra Editorial, de São Paulo, em 2011. Trata-se de  um conjunto de poemas líricos que o poeta Cyro de Mattos escreveu por volta de 1970 e dedicou à mulher Mariza para celebrar uma união carnal e de alma que já perdura quase cinqüenta anos.


A ensaísta Nelly Novaes Coelho, Professora Emérita  da USP, Doutora em Literatura Brasileira, disse sobre esse livro do poeta baiano (de Itabuna) o seguinte: “Encontro a densidade amorosa/erótica nesses fantásticos Vinte e Um Poemas de Amor! Li-os e reli-os…fizeram-me voltar no tempo… Essa é a magia da palavra criada pelo Poeta Maior: eternizar no Verbo aquilo que é “lampejo” existencial, paixão indizível, que só a Poesia pode reviver e perdurar no tempo.”


O poeta, contista, romancista, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, Ledo Ivo, opinou sobre a obra dessa maneira: “No silêncio e quase segredo de sua Itabuna bem-amada, o poeta Cyro de Mattos – um baiano que não emigrou, e ficou desde sempre grudado ao ar, ao mar, aos azuis e verdes do céu e da terra, às águas do seu rio, às gentes e bichos e casas do horizonte natal – sustenta uma das vozes mais nítidas e singulares de sua geração. A respiração do amor – tão presente nestes “Vinte e Um Poemas de Amor” – rege os seus versos ora como uma confidência ora como uma palavra alta. Essa modulação constitui o atrativo fundamental de sua poesia. Escuto a voz poética de Cyro de Mattos desde o instante inicial de sua elevação. Paro sempre para escutá-la.”.


         Contista, novelista, poeta, cronista, organizador de antologia, autor de livros infantojuvenis e advogado aposentado, Cyro de Mattos é casado com a professora Mariza Berbert Marques de Mattos, pai de André Luis, Josefina e Adriano, avô de Rafael, Pedro Henrique, Luís Fernando, Marizinha, Gabriel e Murilo. Tem livros publicados em Portugal, Itália, França e Alemanha, além de prêmios importantes no Brasil e exterior.